Muitas das vezes escutamos que fulano que é super popular na empresa, gente boa e tem uma ótima relação com a equipe, porem quando o assunto é resultado e entrega de trabalho não temos os melhores retornos.
Por isso para que possa ser considerados um profissional diferenciado no mundo corporativo, precisa se destacar e para isso demonstra no dia a dia e com a convivência interpessoal.
Segue algumas características que os melhores profissionais, no geral, possuem em comum.
- Proativos
Ser proativos é você procurar “resolver um problema antes que ele aconteça”, você não precisa que outras pessoas lhe deem ordem elas simplesmente vão e faz. Elas têm uma visão do futuro conseguem identificar necessidades e antecipar problemas.
“Esses profissionais, geralmente, se colocam em situações sem que sejam mandados”, afirma o psicanalista Luiz Fernando Garcia.
- Enxergam soluções
Um bom profissional não vê apenas um lado da moeda e sim os dois, dessa forma sempre vamos procurar ver uma solução e propostas para a situação existente. Pessoal assim estão muito a frente, tendo pensamento não apenas no cenário atual e sim como pode estar daqui um certo tempo.
Mas e no dia a dia, como lidamos com as situações? Ou o foco está mirando as dificuldades?
- Entregam resultados de qualidade
Apenas realizar o seu trabalho no tempo certo é o bastante para permanecer na organização? Infelizmente a resposta é Não. Para que você possa ser um colaborador bem sucedido e diferenciado além de entregar no tempo certo precisa ter uma entrega com qualidade. Isso envolve conhecimento no processo sem burlar leis. Porque, no longo prazo, o custo benefício deste tipo de combinação pode acabar no prejuízo.
- Comprometimento
O comprometimento no trabalho é um diferencial muito importante na organização, porem comprometimento não é apenas a entrega de atividades dentro do prazo. Comprometimento é vestir a camisa da organização, é ser leal, conhece a sua cultura organizacional e trabalha para o seu sucesso.
Trata-se de estar verdadeiramente envolvido, sendo ativo e participativo com os projetos, propondo possibilidades de melhoria e aumento de resultados.
- Adaptabilidade
Essa aptidão é muito valorizada no mundo de hoje porque as mudanças fazem parte de nosso cotidiano pessoal e profissional. E pode ser definida como a capacidade de se adaptar a novas situações, circunstâncias e necessidades.
- Automotivação
Automotivação é a capacidade que você tem de buscar em você mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos.
Um profissional motivo sabe onde pretende chegar, dessa forma sempre procura fazer da melhor forma seu trabalho visando sempre um ótimo resultado.